Chegamos a Yambio e recebemos nosso Container que serah nossa morada ate o final da missao, ou seja, nossa casa. O local eh uma especie de acampamento que utilizou uma antiga sede de uma fazenda. O local eh agradavel parece que estamos num sitio do interior de Sao Paulo e as instalacoes sao boas. O container tem ar-condicionado e geladeira, o banheiro e coletivo mas tem agua quente e boas instalacoes. Ja tirei algumas fotos da cidade, e as outras fotos sao a vista que tenho do meu container, meus vizinhos sao: um canadense, um alemao, dois filipinos. Outro aspecto interessante eh que estamos proximos a linha do equador e temos um clima mais amenos que o restante do Sudao, tem ateh uma neblina de manha. (lembrete - teclado nao me permite acentos)
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Deslocamento Juba - Yambio
Apos (a partir de agora nao tera acento pois estou no computador da ONU) praticamente 25 dias de Sudao concluimos nosso deslocamento. A parte final foi de helicoptero russo MI-8. Nas fotos pode ser vista a cidade Juba. Mais acima a despedida de Juba num restaurante, junto com o Cap Antoine, infelizmente era noite, mas acreditem, estavamos ao lado do Rio Nilo.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Deployment - Part 2
Foto 1 - Iniciando minha ida para o meu Team Site, utilizamos o aviã0 da ONU para irmos até Juba (está no mapa da postagem anterior) que é a capital do "South Sudan" ou Sudão do Sul.
Foto 2 - Recepção dos Brasileiros em Juba. Já existem dois brasileiros em Juba, em funções importantes que fizeram uma recepção com um churrasco espetacular com carne de primeira do Quênia e frango perdigão importado do Brasil. Na foto da esquerda para a direita o Maj Silva da PMRJ, ao fundo, Cap Afonso (EB), dois policiais Canadenses e de pescoço esticado ao fundo o Ten Bruno da PMSP; com a camisa do Brasil, eu. O Cap Antonie (EB) também de Juba, estava resolvendo problemas do setor. Aproveito para agradecer aos dois Cap do EB (Antonie e Afonso) porque não é fácil num acampamento da ONU montar um churrasco com carne de primeira. Aproveitando, vcs podem ver ao fundo como é o Container que irei morar mas em Yambio.
sábado, 19 de setembro de 2009
Deployment - ("Transferência")
Saiu minha designação. Concluído o treinamento somos distribuídos pelos setores e pelos Team Sites. Como bons Guerreiros de Selva, eu e o TC Warley estamos indo para Yambio (clima equatorial - semelhante à Manaus). Observem no Mapa do Sudão que Yambio está bem no sul (um pouco a oeste), próximo ao Congo. Agora iremos ver a outra parte desse país que é a África Negra, pois aqui no norte é o que podemos chamar de África Árabe. Na foto aparece as instalações do nosso Team Site, digamos que ficarei num "sitiozinho",rsrs, morarei num desses containers branquinhos.
Fim do Treinamento em Khartoum 3
Fim do Treinamento em Khartoum 2
Último dia do Treinamento. O de uniforme claro no centro é um major croata, um de nossos melhores instrutores (senão o melhor). No grupo além do EB tem o Exército Chinês, Egípcio, e, lá no fundo, um representante da Suécia. Sem modéstia, no treinamento ficou evidente que os brasileiros foram os mais interessados, participativos e interagiram com todos, mesmo com as deficiências no inglês!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Fim do Treinamento em Khartoum
Fim do treinamento em Khartoum. Fizemos duas semanas de treinamento basicamente em sala de aula. Nesta semana foi mais específico sobre a parte militar e rotina que viveremos. A foto acima mostra o final de uma instrução de primeiros socorros. Eram uma instrutora e um instrutor (a retaguarda) de Rwanda. Os demais na foto são brasileiros e egípicios.
sábado, 12 de setembro de 2009
Resumo da Missão
Prezados amigos,
A MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO SUDÃO (UNMIS) é uma operação realizada sob a égide do Capítulo 6 da Carta das Nações Unidas. Ela é composta por civis, militares e policiais. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o estabelecimento da UNMIS através da adoção da Resolução 1590, de 24 de março de 2005, amparado por um acordo de paz pré-estabelecido chamado "Comprehensive Peace Agreement (CPA)". As ações da UNMIS no Sudão são apoiadas pelo governo do país e pelo Movimento/Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLM/A), de acordo com o CPA. A adoção do CPA pôs fim a um longo período de guerra civil que arrasou o país. O Governo do Sudão e a cúpula do SPLM/A convidaram as Nações Unidas para monitorar e verificar a implementação das normas de conduta previstas pelo CPA. A missão permanecerá até 2011, com o intuito de propiciar a reconciliação nacional e assistir ao esforço inicial de reconstrução do país.
A MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO SUDÃO (UNMIS) é uma operação realizada sob a égide do Capítulo 6 da Carta das Nações Unidas. Ela é composta por civis, militares e policiais. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o estabelecimento da UNMIS através da adoção da Resolução 1590, de 24 de março de 2005, amparado por um acordo de paz pré-estabelecido chamado "Comprehensive Peace Agreement (CPA)". As ações da UNMIS no Sudão são apoiadas pelo governo do país e pelo Movimento/Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLM/A), de acordo com o CPA. A adoção do CPA pôs fim a um longo período de guerra civil que arrasou o país. O Governo do Sudão e a cúpula do SPLM/A convidaram as Nações Unidas para monitorar e verificar a implementação das normas de conduta previstas pelo CPA. A missão permanecerá até 2011, com o intuito de propiciar a reconciliação nacional e assistir ao esforço inicial de reconstrução do país.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Final da Primeira Semana de Instrução
Durante a primeira semana tivemos instrução com o pessoal civil da ONU sobre assuntos de Direitos Humanos, Histórico do Sudão, Segurança, Saúde, Bem-estar, enfim, assuntos relativos a parte civil da missão. Nessa semana então estávamos juntos com os policiais da Nigéria, Nepal, Uruguai e militares da India e Egito (esses dois últimos não apareceram pra foto).
Instrução de direção 4x4
Domingo, 06 de setembro: início das atividades de instrução. Depois de uma exposição teórica fomos para a prática de direção, em uma Nissan 4x4. Instrução ao meio-dia num sol de rachar - a temperatura em torno de 47 graus. Ao nosso grupo se somou o pessoal do Nepal, aliás, só falavam do Brasil sobre futebol, "Ronaldino", isso mesmo, eles não falam o nho, "Káka", isso mesmo, não "Kaká. Só um detlahe, a semana aqui começa no domingo e termina na quinta. Sexta e sábado são com final de semana - detalhe, só por enquanto, quando formos destacados trabalharemos de domingo a domingo.
Jantar com Embaixador - 7 de setembro
07 de Setembro: para não passar em branco o dia festivo, marcamos uma confraternização num restaurante do Hotel Safari. Ninguém deixou de notar a nossa indumentária. Uma das pessoas que jantava me perguntou de que esporte era a nossa equipe: futebol, vôlei ou basquete...Os dois do centro (sem a camisa do Brasil) são o Cel R1 Barbosa, brasileiro que trabalha na UNICEF há 4 anos e meio aqui em Karthoum, e o Sr Antônio, embaixador. Não esquecemos do jogo com a Argentina é lógico !!! Se no Brasil é bom comemorar a vitória, vcs não imaginam fora do Brasil. É impressionante o que os Sudaneses gostam da Seleção Brasileira.
Integrated Training
Brazilian House - Khartoum - Sudan
Bairro Al Amarat, 15th Street. Os Brasileiros em trânsito por Karthoum ficam hospedados na Brazilian House, um apt alugado custeado por todos. O prédio está no canto esquerdo, ao fundo. A localização é ótima, numa das principais ruas da cidade, próximo de supermercado e restaurante. Todas as ruas principais têm asfalto, o que falta é calçada...
"Cafeteria"
Café da manhã na cafeteria do Quartel General da ONU: o local é aberto, quente, e a impressão que se tem é que a higiene não é o forte dos atendentes. Mas servem um suco de laranja feito na hora muito bom! E Tem também os saudosos donuts, estilo americano! O de camisa vermelha é o TC Feijó, desde maio 2009 na missão e na véspera de sua primeira licença para vir ao Brasil. Na minha esquerda, com óculos na cabeça, o TC Sá Rocha, desde março servindo no Quartel General. Chegamos muito cedo e ficamos esperando iniciar o expediente.
First Day
Quarta-Feira, 02 de Setembro: 1º Dia no Quartel General da ONU. Recebemos um crachá provisório e o boné já haviamos trazido do Brasil. Tivemos dois dias para providenciar toda a documentação necessária, abrir conta em banco, apanhar material. O expediente é reduzido em função do Ramadã, período religioso dos Muçulmanos em que todos jejuam durante o dia. Até o dia 21 de setembro (provavelmente, pois o término só é confirmado por um guru lá da Meca) a maioria das seções funciona das 09:00 às 15:00 (isso na ONU, porque na cidade quase nada fica aberto durante o dia nessa época). Durante o Ramadã - O mais interessante é que nessa época por volta das 18:30 quando o sol se põe, as ruas ficam completamente desertas (melhor horário para ir ao mercado - único que fica aberto) porque eles se reunem pra comer. Tudo fecha também e só reabre às 20:00 hs e vai até 01:00 da madruga ! Muito interessante.
domingo, 6 de setembro de 2009
Identification Document
Primeira postagem. Pessoal ainda estou iniciando na semana de treinamento e adaptação ao clima, ao fuso horário, à comida, à cultura e tudo mais. Passamos dois dias somente preenchendo documentos e fazendo testes. Irei atualizar com mais frequencia e assim que a internet também melhorar. Essa é nossa identificação, interessante que não precisamos de mais nada na cidade (passaporte, carteira de identidade) tudo é feito por essa identificação. Vejam que está em Árabe também. Depois do treinamento receberemos uma de motorista, semelhante a essa, autorizando a dirigir o carro da ONU. No carro existe um leitor de cartão tipo de banco que só autoriza ligar se reconhecer seu cartão (serve também para abastecer e arquiva todos registros de velocidade e manutenção com aquele motorista).
Assinar:
Postagens (Atom)