Pausa para um evento importante, depois volto para a LRP. Sexta-feira, 27 de novembro, foi a comemoração dos mulçumanos do Eid Mubarak. Como a tropa de Blangadesh é muçulmana fizeram uma bonita festa aqui. Gostaria de lembrar que não é fácil fazer uma festa por aqui porque tudo vem de helicóptero e é caro, então o pessoal de Bangla merece respeito. Numa comparação seria como o Natal para os católicos. Fotos: 1. o local montado é bem próximo do meu container - de baixo pra cima: 2.e 3. o palco montado e comigo dois militares de Bangla. 4. Os oficiais de Bangla, Maj Maboob, minha esquerda, Cap Ifhteha, minha direita com roupas típicas. 5. Indianos dançando no final da festa - gravei um vídeo - realmente a novela mostrou a realidade, eles gostam de dançar ! Ah, a festa era de Bangla, mas tem um grupo de militares Indianos que trabalha aqui que estavam na festa e lembro que Índia e Bangla são vizinhos.
domingo, 29 de novembro de 2009
Agradecimentos, sejam bem-vindos os Mineiros e respostas
Caros amigos e parentes, agradeço emails de apoio, aos que se cadastraram como seguidores, aos que visitam o site e sejam bem-vindos os mineiros amigos do TC Warley ! Respondendo uma pergunta do Guilherme: a maioria das missões parecem fáceis ? Reposta: sim, são fáceis de executar para quem é militar, porque estamos mais do que acostumados com plajemamento de patrulha, coleta de informações, produzir relatórios, analisar informações,etc. O que diferencia é exatamente o ambiente como um todo. A língua oficial é o inglês mas cada país tem uma forma de falar Inglês, acreditem. Depois, as diferenças culturais, diferenças de doutrinas de exércitos, relacionamento diário com essas pessoas de outros países de costumes totalmente dieferentes. Ainda mais o componente o psicológico (mais importante), porque vivemos a missão 24 hs, dentro de uma base, vc tem que manter seu moral elevado, tem que se cuidar, assistencia médica de qualidade 3 horas de helicóptero em caso de emergência, quase todos ao seu redor já pegaram malária aqui (sempre passando repelente) e a longa distância da família e do seu país (eu e o TC Warley vamos completar 90 dias de missão sem sair do Sudão). Somado a isso vc tem que administrar o que come (fazer comida) calcular o suprimento de comida, lavar roupa, fazer educação física, ter uma disciplina diária porque ninguém irá cobrar, vc está sozinho. Existe também o fator risco porque o Sudão ainda está em reconstrução, inclusive segurança pública, muitas vezes vc sai pra comprar algo e vc vê pessoas armadas que vc não sabe de que lado estão. Conclusão, o trabalho não é difícil mas os compenentes que citei é que tornam a missão especial. Uma frase de um soldado anônimo resume bem tudo isso: “ Peacekeeping não é trabalho para um soldado, mas somente um soldado pode fazê-lo”. Peacekeeping is not a soldier's job, but only a soldier can do it.
Long Range Patrol - Tambura-Nagero-Namutina - Explanação 1
Pessoal, para terem uma idéia do que fazemos aqui, vou tentar explicar e ao mesmo tempo resumir. No mapa podem observar o que disse anteriormente, estamos bem próximos do Congo e da República Central Africana (RCA). Existe um grupo armado denominado LRA (Lord's Resistance Army) de Uganda que, fugindo, veio para o Sul do Sudão (onde estamos) Congo e RCA ((Esse componente não fazia parte da missão da ONU que está aqui por outro motivo que é a pacificação entre o norte e o sul do Sudão. Isso surgiu em 2008, a missão iniciou em jan 2005. O Sul do Sudão tentou se separar do norte e formou a SPLA - Sudan People's Liberation Army que hoje é o Exército do sul - no norte existe a SAF - Sudan Aliance Force. Bom, nossa missão é integrar essas forças e retornar a paz ao país. )) Podemos dizer então que a LRA aproveitou o momento de instabilidade e se "instalou" na região. Para isso também, em auxílio, veio de Uganda a UPDF - Uganda People's Defence Force (Exército de Uganda), que tem Batalhões locados aqui em Yambio e outras localidades. E o que fazemos ? Essa região que está no mapa de Yambio para o norte é toda monitorada pelo nosso Team. Diariamente percorremos tribos, localidades, campo de refugiados (que fugiram do Congo) e refugiados do próprio Sudão que fugiram da faixa de fronteira, monitoramos a SPLA, a UPDF, trocamos informações com ONGs e outras agências da ONU, tudo com a finalidade de monitorar a segurança e a evolução dos fatos. Concluindo, em busca de informações fomos na Patrulha que durou cinco dias. Existe risco ? Sim. Como podem ver percorremos uma "estrada" sempre próxima a fronteira onde a LRA está presente, por esse motivo que vamos acompanhados como um pelotão armado de segurança, ou seja, nós fazemos o levantamento atualizando as informações e eles fazem nossa segurança, tanto nas missões externas, quanto na base que vivemos.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Visita do novo Comandante
Olá Pessoal ! Primeiro, agradeço pelos seguidores e todos aqueles que estão acompanhando o Blog. Por favor, qualquer duvida ou sugestão mandem pro meu email marcio_schiavon@yahoo.com.br . Bem, vou começar na verdade do fim. Explico, cheguei da expedição de cinco dias na sexta-feira e pra minha surpresa teria uma visita do novo comandante de área (setor) com o antigo e comitiva, todos de Blangadesh porque é o País designado para a segurança do setor que estou ( a missão é dividida em seis setores, no momento, o nosso, setor I, é o mais agitado com refugiados do Congo devido uma guerrilha denominada LRA que também está atuando no Sudão. A guerrilha na verdade é de Uganda mas fugiu de lá e passou por esses países - depois continuo sobre isso, ah, só mais um detalhe, temos aqui no Sudão a presença do Exército de Uganda na captura dessa Guerrilha, bom tudo isso incluindo o tratado de paz que é o assunto principal da missão, por isso somos o setor mais agitado). Voltando a visita, que foi segunda-feira, cheguei na sexta e o TEAM SITE LEADER (comandante do nosso Team) tinha viajado e eu seria o responsável por apresentar o Team a comitiva. Bom, tive muito tempo, sábado e domingo, entre lavar todas as coisas que estavam imundas e estudar os assuntos que seriam apresentados e preparar tudo em Inglês é lógico...rs, umas duas noites sem dormir, no stress. Felizmente deu tudo certo. Estou preparando as fotos da expedição, na verdade tem mais história do que foto, mas foi um desafio legal. A foto acima estou apresentando a Palestra a comitiva. Curiosidade - Sexta-feira agora terá uma comemoração dos mulçumamos que se assemelha ao natal para os católicos. Vou filmar e tirar fotos que teremos essa comemoração aqui e fomos convidados.
sábado, 14 de novembro de 2009
AVISO IMPORTANTE !!!
Pessoal, essa semana nao fiz postagens porque estamos preparando para uma Patrulha de Longo Alcance. Ficaremos cinco dias afastados, sem comunicacao com o mundo (rsrs), levaremos um telefone por satelite. Nos locais onde vamos nao tem agua tratada e energia, estamos levando um pequeno gerador de emergencia, agua e todo suprimento necessario de combustivel e comida. Volto ao BLOG no proximo domingo dia 22. Abraco a todos
domingo, 8 de novembro de 2009
Patrulha de sábado - Média Distância
Cada patrulha e suas peculiaridades, por mais rotineira que seja essa atividade. Essa foi num local bem afastado da estrada principal. Podem ver que quando saímos da estrada principal, o caminho vai sumindo. Partimos cedo e chegamos de volta umas 15:00 hs. Esse dia tive a sorte de ter na segurança o Cmt da tropa o Maj Maboob que levou um lanche (frango picante com pão árabe). As fotos ficaram um pouco fora de ordem, mas de baixo para cima fotos 2, 3 e 4 - o caminho sumindo e foto 5 - quando vc acha que não vai encontrar ninguém, eis a tribo - detalhe: eles estavam inclusive sem água - levo biscoito e alguma coisa pra comer (passamos o dia fora) e acabo deixando com os habitantes....Bom, na volta, paramos num local no caminho, e pra minha surpresa o Maboob tinha levado um lanche (fotos 1 e 2). Peito de frango picado com um molho tipo indiano (picante !!) e pão árabe. Estava muito bom, depois foi só beber uns dois litros de água..rs.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
DESPEDIDA DOS ALEMAES
Existem missoes de um ano e de seis meses. Hoje foi a despedida de dois alemaes que ficaram seis meses em Yambio. Fomos ao aeroporto internacional de Yambio para despedida. Curiosidades: Pedi para um tenente de Blangadesh que nao eh Observador Militar tirar uma foto de todos. Se vcs observarem ao meu lado tem um militar de Blangadesh sorrindo, feliz da vida. Ele tirou uma foto, entregou minha camera para outro e foi correndo para aparecer na foto..rsrs. Depois tive que pegar a camera e tirar uma foto pegando todos e o helicoptero (menos eu, logico) e o meu amigo Ten de Bangla, logicamente esta na foto !! Ah, acreditem, os alemaes fizeram cerveja aqui em Yambio! E ficou boa.
Mais uma patrulha
Pessoal, tivemos uns probleminhas com a internet. Estamos entrando na rotina de patrulhas, apenas no final desse mes vou fazer uma patrulha de longo alcance tipo expedicao...rs. Ficaremos cinco dias fora, dormindo em barraca. Sobre as fotos, podem ver que os locais que vamos sao como aldeias. Nessa que fomos o lider nao estava e a senhora que poderia falar estava com receio. Podem ver que ela ficou escondida, fizemos um esforco para que ela sentasse ali. Ao meu lado eh o interprete que fala ingles e a lingua tribal local. Fato curioso, a senhora quando decidiu sentar pediu pra pegar a bolsa dela que talvez possa ser vista no colo dela. No local onde estavamos achei isso muito ineteressante.
Assinar:
Postagens (Atom)