quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Retorno e Istambul

Voltando ao trabalho. Esse retorno foi marcado por um problema (no aeroporto de Khartoum, capital do Sudão), que virou uma grande sorte pra mim. Retornava pela Turkish Air Lines, do Brasil para Istambul (14 horas de voo) e depois uma conexão para Khartoum 21:15 de sábado, hora da Turquia (4 horas de voo e mais uma hora e meia de espera em Istambul). Tudo certo na conexão, quando faltava 01 h de voo para chegar, fomos informados que o aeroporto estava fechado - problemas nas luzes da pista. Voltamos para Istambul e a empresa nos deu novo voo às 21:15 no domingo e nos deixou num hotel cinco estrelas, por volta das 05:00 da manhã, alem de nos oferecer um city tour gratuito. Não pude recusar...rs. Acima, as fotos do dia (gratuito...rs) que passei em Istambul. Bela cidade, fotos 1,2 e 3 a Mesquita Azul. Fotos 5,6,7 e 8 Mesquita ou Basílica de Sta. Sophia. Foto 9, típica lojinha turca (da esquerda pra direita, Reineir, civil da ONU da Guatemala que fiz amizade e fomos juntos ao passeio, eu, turco, Tunisiana e Turco. Agora estou em Yambio Paradise...

"A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (grego: Άγια Σοφία Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; Ayasofya em turco) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935."

"Em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia. A Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed) é uma das obras-primas em Istambul do arquiteto Sinán. Está situada em frente da Hagia Sofía separadas ambas por um formoso espaço ajardinado, e é a única no Istambul que possui seis almádenas (minaretes).Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Izmir dão a este espaço uma atmosfera muito especial."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário