sábado, 3 de abril de 2010

Link Patrol


Estou trabalhando no Quartel General do Sul mas ainda sou Observador Militar, entao sou habilitado a fazer patrulhas ainda, as vezes ajudamos o pessoal do Team Site de Juba. Hoje, sabado, fomos fazer uma patrulha de ligacao. Como aqui em Juba eh a sede do setor ligado a quatro Team Sites, temos conexao por estrada com todos. Por que patrulha de ligacao ? Cada um tem sua area de patrulha e assim marcamos um ponto de encontro que coincide com a fronteira de cada um e fazemos o encontro, mais ou menos metade do caminho. Parece besteira mas eh um treinamento para casos emergenciais que nao tenha helicoptero, por exemplo, a transferencia de um ferido para Juba. Eles podem seguir direto ? sim, mas por questao de seguranca essa ligacao nao sobrecarrega, e no caso levariamos apoio medico em metade do tempo. Hoje usamos para transferir um veiculo novo para o Team Site. Foto 1, cinco UNMOs, brasil, jordania, egito, nepal, jordania. Normalmente sao 4 e dois carros, estavamos em 5 e 3 carros porque um iria seguir. Por que ele nao foi sozinho ? Por norma de seguranca, alem dos UNMOs tinhamos um oficial de cada exercito do Sudao, um tradutor. So para exemplificar no caminho passamos por varios pontos de controle do exercito local e temos que fazer a identificacao. Resumindo, temos que seguir o acordo de paz, sempre com um oficial de cada execrcito junto da patrulha, por isso toda essa escolta somente para entregar um veiculo.  Vejam na foto 4 que encontramos a patrulha que veio buscar o veiculo que tinha a mesma composicao que a nossa pelos mesmos motivos. Alem do que se uma das patrulhas seguisse direto ate Juba ou vice-versa, so poderia voltar no dia seguinte, e dessa forma todos voltam para o Team Site no mesmo dia (tudo por questao de seguranca). Nao podemos esquecer jamais da normas de seguranca e que estamos num pais em reconstrucao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário